sábado, 28 de janeiro de 2012

Afaste a depressão com cafeína


Estudos comprovam que quem mais bebe café tem 15% menos chance de ter a doença.

·

A cafeína é considerada vilã por muitos especialistas, graças ao seu alto poder estimulante, que pode causar arritmias cardíacas, insônia e até mesmo perda de cálcio. Porém, quem foge das xícaras de café deve começar a rever seu comportamento.

Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que a substância não se resume apenas a malefícios. De acordo com o estudo, quem bebe mais café tem menos propensão à depressão, já que a cafeína pode alterar a química do cérebro.

Mais de 50 mil enfermeiras participaram da pesquisa. Os pesquisadores acompanharam a saúde do grupo por 10 anos, entre 1996 e 2006, conferindo o consumo da substância em cada uma das mulheres.

Ao final do acompanhamento, apenas 2,6 mil participantes apresentaram sinais de depressão. Entre elas estavam as que bebiam menos café durante o dia. Assim, foi possível constatar que consumir duas ou três xícaras da bebida por dia diminui em até 15% as chances da doença se manifestar. E, se a quantidade for ainda maior (mais que quatro doses), a porcentagem sobe para 20%.

A substância também tem influência positiva em relação ao suicídio, que possui índices mais baixos entre as pessoas que apreciam um bom café. A explicação pode estar na sensação de bem-estar e na energia proporcionada pelas doses da bebida.

Em contrapartida, as consumidoras mais assíduas de cafeína acumulam mais hábitos poucos saudáveis. Entre eles estão o fumo, o álcool e os quilinhos a mais.

Os pesquisadores ainda constataram que a cafeína deve ser vista como uma aliada na prevenção. Quem possui a depressão deve, na verdade, evitar consumir bebidas com o composto, pois ele afasta o sono, favorecendo a ansiedade, um dos sintomas da doença.

Por isso, vale a pena investir na bebida, mas também em se tratar bem. Aposte em um dia a dia com hábitos saudáveis e momentos de prazer para ficar longe da depressão e de outras doenças.

http://todaela.uol.com.br/bem-estar/afaste-a-depressao-com-cafeina

Nenhum comentário:

Postar um comentário