Questões de mulher
Sei que muitos de vocês, meus leitores, há anos acompanham esse trabalho que realizo com tanto carinho e dedicação. Acredito no meu papel e dever de informar e orientar, pois tenho certeza que a educação de qualidade é a base mais sólida que um ser humano pode ter para se tornar um cidadão de bem, consciente dos seus direitos, deveres e é claro, atento aos cuidados com a saúde. Por isso, aproveitando o tema educação resolvi, nesse primeiro informe do ano, reunir aqui algumas das perguntas mais comuns (com as respostas, é claro!) que recebi ao longo de 2008 tanto no consultório como também nesse maravilhoso trabalho que iniciei no ano passado: o meu programa semanal de rádio Palavra de Mulher! Aproveitem e repassem o texto a quem quiser e interessar!
Não sinto mais tesão pelo meu marido. Será que estou com problemas hormonais?
Ah, minha cara! Sinto muito desapontar você, mas os problemas hormonais são responsáveis por apenas uma pequena parte desse tipo de problema. É claro que essa investigação é necessária, mas eu posso dizer com toda a categoria que a diminuição do desejo sexual da mulher tem origens e razões muito mais profundas do que uma simples alteração hormonal. O relacionamento com o parceiro e o grau de satisfação com esse relacionamento, o estresse do dia-a-dia, a rotina sexual e a acomodação são causas muito mais comuns para a baixa do tesão, principalmente em relacionamentos de longa duração. Mas se você acha vale a pena investir no relacionamento, então é hora de conversar com o seu parceiro e procurar ajuda de um profissional especializado nesse tratamento!
Tenho um corrimento branquinho e sem cheiro que me acompanha desde mocinha. Já tratei com diversos cremes, mas ele não passa, sempre fica um pouco no fundo da calcinha. É normal?
Quer saber um segredo? Mas tem que ficar só entre nós, ok? Você terá SEMPRE uma secreção aparecendo no fundo da calcinha, por pior que isso possa parecer. Isso porque a vagina de uma mulher saudável produz sempre secreções vindas do colo do útero, das paredes vaginais e das bactérias que vivem harmoniosamente nesse ambiente. Na grande maioria das vezes, a secreção vaginal normal é branquinha ou transparente, em pequena quantidade, não coça e não tem cheiro ruim. Tem somente o odor natural da mulher. De qualquer forma, se tiver alguma dúvida não custa consultar o ginecologista, não é?
Uso pílula há muitos anos e tenho medo de não engravidar quando eu parar de tomar. É preciso dar uma “paradinha” para descansar?
Só se você quiser engravidar logo, minha cara. Perdi a conta de quantos partos eu já fiz dessas tais paradinhas-para-descansar-os-ovários. Se você não quer ter uma gravidez indesejada, pode continuar tomando a pílula pelo tempo que quiser, sempre com acompanhamento médico. Não há nenhum estudo em literatura mostrando qualquer efeito negativo sobre a fertilidade futura de uma usuária de pílula por longos períodos. Com essas pílulas modernas, de baixa dose hormonal, a fertilidade volta imediatamente, ou seja, no mês seguinte da parada do método, você estará pronta para engravidar. Se depois de um período de tentativas, que pode variar de 6 meses a 1 ano, você não conseguir apesar de menstruar mensalmente, aí sim estará indicada uma investigação. Mas pode ter certeza que a culpa não foi da pílula!
Tenho sentido dores na hora da relação sexual. Por que isso acontece?
Em primeiro lugar, é necessário saber em que lugar exatamente você sente dor, isto é, se a dor é na hora da penetração do pênis - a chamada dor superficial - ou se é sentida quando o pênis está dentro da vagina - a dor na penetração profunda. Saber diferenciar esse dois tipos de dor é fundamental, pois as causas são bem diferentes. Por exemplo: irritações crônicas causadas por uso de produtos inadequados para região íntima, inflamações vaginais, pouca lubrificação vaginal e causas psicológicas como o vaginismo, são causas comuns de dor superficial. Por outro lado, as inflamações uterinas, doenças ginecológicas como a endometriose, infecções urinárias e alterações intestinais podem ser causa de dor profunda. Por isso minha cara, se você sofre com esse problema, consulte logo o seu ginecologista diagnosticar o problema e iniciar seu tratamento!
Fiz um preventivo e deu HPV. Tenho chance de ficar curada ou ele ficará em mim para sempre?
Chance de ficar curada você certamente tem. Aproximadamente 90% das alterações causadas pelo HPV (vírus sexualmente transmissível que provoca o câncer do colo do útero e as verrugas genitais) são transitórias, ou seja, você se contamina, ele aparece e depois vai embora sozinho, com a ajuda é claro, do seu sistema imunológico de defesa. Em 10% dos casos restantes, ele pode mesmo ficar em você, seja em estado latente, como se estivesse dormindo e acordar não se sabe quando, se é que ele vai acordar um dia; ou então continuar provocando a alteração e aí o tratamento deverá direcionado para o problema. Como não dá para saber exatamente qual dessas opções o seu corpo escolherá, é fundamental fazer o exame preventivo no mínimo 1 vez ao ano, usar a camisinha em todas as relações sexuais e seguir as orientações médicas para o seu tratamento e acompanhamento! Só não pode é deixar de se cuidar!
http://www.marianamaldonado.com.br/2009/01/espaco-mulher/questoes-de-mulher/
Nenhum comentário:
Postar um comentário