
·
O termo erotismo foi criado referindo-se ao que é de Eros, o deus do amor e do sexo numa das vertentes da teologia da Grécia antiga.
Assim, há milênios, na espécie humana, este aspecto é reconhecido e compreendido sendo de importância para o relacionamento entre as pessoas.
O erotismo é uma condição que tem variações de significado de acordo com o momento histórico, o país em que ocorre, o grupo étnico, a sociedade, e subgrupos sociais, além de poder ser muito distinta em pessoas diferentes.
O erótico é o nome que se dá ao conjunto de emoções que produz a atração afetivo-sexual entre as pessoas.
Como o termo surgiu?
Ao compreender que características distintas produziam maior aproximação de uma outra pessoa, e que eram diferentes para cada pessoa, um termo precisou ser criado para que as diferentes pessoas pudessem compreender, como se fosse a mesma coisa que um sente. A criação de deuses que tinham a função de produzir a aproximação entre pessoas nos povos gregos demonstra que era uma necessidade humana e que precisava de uma concepção que tornasse natural esta atração, explica-la.
O erótico pode estar presente em pequenas ações?
O erotismo pode conter ações e atitudes que variam do que é sensual até a algo que seja explicitamente sexual.
Para algumas pessoas, determinados gestos com as mãos serão altamente eróticos.
Para outras pessoas, determinadas palavras faladas ou ditas de determinadas formas será erótico.
As fantasias sexuais podem ser consideradas um tipo de ação erótica?
Tudo o que se passa no espaço mental e que ainda não foi externado, colocado em prática, deve ser considerado como fantasia sexual e são produtos eróticos.
É uma maneira de inovar nos relacionamentos mais duradouros?
O erotismo é um meio de manter os relacionamentos com qualidades sexuais.
Um casal que atenta para as qualidades eróticas permanecerá produzindo um relacionamento sexual, pois o erotismo é o condutor do contato afetivo-sexual do casal ao longo de toda a vida.
Algumas pessoas temerão admitir que exista erotismo em suas vidas, seja por conceito religioso ou regras morais pessoais. Em verdade, o que as mantém num relacionamento afetivo e sexual sempre será conceituado como erótico.
Qual a importância do erotismo para as relações?
Sendo o erotismo composto de emoções, e o relacionamento entre as pessoas composto de emoções, para a diferenciação do casal de outras formas de relacionamento entre as pessoas, o erotismo passa a ser o fio condutor da experiência do casal. Para ser um casal o erotismo existe, liga, mantém e produz a manutenção do casal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário