A Aprendizagem foi desde
sempre uma das áreas de interesse na Pedagogia e da Psicologia. Como é que o
ser humano aprende? Como faze-lo aprender mais e melhor? A aprendizagem foi
sempre uma questão transversal à evolução social e tecnológica da humanidade.
Fatores como a velocidade
da aprendizagem desde sempre foi um fator fundamental, não apenas no mundo
académico, mas também no mundo empresarial. Uma maior velocidade de
aprendizagem pode ditar um sucesso de um aluno, ou um período mais curto de
adaptação a um local de trabalho, o que é crucial nos dias atuais. Porém, é
extremamente redutor e eu diria injusto, categorizar alunos e profissionais com
base unicamente na sua velocidade da aprendizagem, negligenciando os restantes
fatores.
Mas porque uns indivíduos
aprendem melhor e mais rapidamente que outros? O que nos diz a ciência?
Como em muitas outras
questões do foro psicológico, a ciência diz-nos que no âmbito da aprendizagem,
a genética também define uma parte que não podemos alterar, porém podemos
usa-la em nosso benefício.
A genética dita
essencialmente, a estrutura biológica inicial. Isso vai definir os sentidos
preferenciais, isto é, os perfis de aprendizagem. Nomeadamente se é mais
sensível aos estímulos visuais ou auditivos, qual dos hemisférios será mais
propenso de utilizar, etc. Porém todas estas características indicam
predisposições, nada de definitivo.
Surge então a questão:
Como podemos fazer que alguém aprenda melhor e mais rápido?
Atualmente sabe-se que,
para toda e qualquer aprendizagem é essencial motivação. Dificilmente um
individuo aprende o que não quer aprender. A motivação é fundamental para a
mobilização de recursos cognitivos essenciais na atenção.
Outra coisa que a ciência
nos diz, é que toda e qualquer aprendizagem têm uma emoção associada. Este fato
é fácil de compreender porque as coisas que nos apaixonam são tão fáceis e nos
dão prazer de aprender. A emoção é essencial no processo de memorização e
inevitavelmente na aprendizagem. Quanto maior é a emoção (positiva ou
negativa), mais marcada ficará na nossa memória. Lembramos melhor as nossas
experiências muito boas ou muito más, contudo, as más experiências correm o
risco de serem eliminadas ou tornadas inacessíveis pelo inconsciente.
Um fato relevante sobre a
aprendizagem, talvez o mais importante, a aprendizagem tem de ser significativa
para o sujeito que aprende. Tendo significado, facilmente passará para a
memória a longo prazo (ver 7 Memórias do ser humano), e dificilmente se esquecerá.
Contudo para que uma aprendizagem possa ter significado é necessário duas
coisas: fazer parte fundamental da experiência de procura/construção do
conhecimento que o individuo irá aprender e que esse conhecimento integre o
outro já existente.
Concluindo, estabeleça uma
estratégia seguindo 3 regras:
Deixe ser o individuo a
descobrir/construir o conhecimento – Estabeleça uma estratégia, um caminho, de forma a ser
percorrido, culminando no que queria que ele aprendesse. Assim ele terá um
papel ativo na construção do conhecimento, proporcionando uma experiência
significativa
Tenha como base gostos do
individuo – A estratégia, tem que
ter origem em coisas que ele gosta ou que ele conhece. Assim é uma forma
simples e fácil de motiva-lo captando facilmente a sua atenção. Relacione, faça
analogias, use o humor.
Faça com que ele relacione
os novos conhecimentos com os antigos já integrados – Na estratégia, faça com que o novo conhecimento assente sobre o
conhecimento já adquirido. Dificilmente memorizamos coisas que não se
relacionam com nada que já conhecemos.
A Teoria da Aprendizagem
Significativa, é essencial a base da explicação destas 3 regras fundamentais da
aprendizagem ! Nesta perspetiva construtivista, relativamente recente, explica
qual é o procedimento da aprendizagem e todos os elementos que a compõem.
E você tem dificuldade em
aprender ou em ensinar?
http://www.psicologiafree.com/?p=201
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