Amor romântico, possessivo, de verão ou platônico. Os tipos são diversos, alguns ideais, outros nem tanto, mas você sabe em que relação vive? A pedido do DaquiDali, a terapeuta sexual Ana Canosa define alguns desses sentimentos:
"É um amor pré-adolescente. Ele corresponde a essa fase da vida em que a gente começa a idealizar um parceiro amoroso. Seria com um treinamento aos primeiros amores reais, carnais, eróticos. Alimentar um amor platônico durante a vida adulta pode ser um problema, já que quase sempre é uma escolha da pessoa que tem dificuldade de concretizar seus desejos. Muitas agem dessa forma, porque têm medo de se relacionar."
Amor de Verão
"Tem uma característica de leveza, porque as pessoas estão de férias, fora de suas cidades. Também está ligado com o clima do país, praia, sol, dos corpos à mostra. Esse tipo de relação marca histórias, marca pessoas. São amores descompromissados por natureza, por isso, evite tantas expectativas. Isso não significa, contudo, que esse relacionamento não possa “subir a serra”. Se o encontro teve uma “química legal”, se a pessoa for interessante, vale a pena tentar uma nova etapa já em um ambiente de convivência"
Amor Romântico
"Geralmente acontece no início de uma relação, é o que move a pessoa a querer estar ao lado de outra, porque é cheio de fantasias. O Amor romântico quase sempre vem acompanhado do Amor erótico, caracterizado pela atração e pelo desejo, que costuma passar pelo corpo dos amantes."
Amor Possessivo
"É ruim, porque a pessoa não escolhe viver com o outro, acredita que precisa do outro para viver. Não há individualidade, apenas a crença de que o parceiro é uma posse e ponto. É determinado também pelo ciúme, provocando emoções extremas e comportamentos compulsivos, exigindo do outro constante atenção. Em momentos de crise, prejudica a vida familiar e profissional."
Amor Vagabundo
"Voltado para a sexualidade explícita. Acontece em homens que não desejam assumir um compromisso, preferindo manter várias parceiras. Pode ser facilmente confundido com o Amor bandido, porque também é transgressor. É amar alguém sem dono. Esse amor não é aconselhável para a mulher que quer estabilidade emocional, pois caso insista, o resultado será o sofrimento. Convertê-lo é também muito difícil."
Amor Bandido
"Tende a ser escondido,confuso, problemático, envolver altas doses de perigo e muita adrenalina. Costuma causar muita emoção entre as mulheres por ser transgressor, e a transgressão faz parte da sexualidade. Se por um lado é excitante, por outro, pode também ser perigoso. Perigoso no sentido literal, mesmo. De se correr o risco de ser vítima de agressão, isto porque o homem se julga forte, poderoso, dono da relação. Amores assim são difíceis de reverter."
Aurora Aguiar
http://daquidali.com.br/amor-e-sexo/terapeuta-identifica-seis-formas-diferentes-de-amar-veja-se-uma-delas-e-a-sua/

Nenhum comentário:
Postar um comentário