As melhores coisas na vida como o sucesso,
felicidade, amor, dependem da nossa habilidade para criar e manter
relacionamentos bem sucedidos e duradouros. A grande maioria de nós tem nota excelente no inicio dos relacionamentos, para mais tarde nos
desleixarmos e acabarmos com uma classificação de não
satisfaz. Porque razão os relacionamentos
criam problemas tão preocupantes? Por vezes os problemas de
relacionamento devem-se a uma falha nas habilidades da inteligência emocional.
Afortunadamente, nunca é tarde demais para desenvolver estas habilidade e
melhorar a capacidade de se relacionar de forma emocionalmente inteligente.
Assim que implementar no seu reportório emocional e relacional as 5 funções
chave das habilidades da inteligência emocional, ficará habilitado para criar
relacionamentos mais seguros, bem sucedidos e duradoros.
Como é que a
inteligência emocional pode ajudar os nossos relacionamentos?
Muitas pessoas colocam a sua melhor
motivação e atitude no seu novo emprego ou quando pretendem conquistar um novo
companheiro, mas tropeçam, quando tentam manter os seus relacionamentos a longo
prazo. Isso porque manter uma relação saudável e satisfatória requer uma
habilidade única que muitos de nós não temos. Esta habilidade é conhecida como
inteligência emocional.
A inteligência emocional é a habilidade para reconhecer,
controlar, e comunicar efetivamente as nossas emoções, e reconhecer as emoções
nas outras pessoas. Quando as nossas habilidades associadas à inteligencia
emocional estão bem desenvolvidas, asseguramos uma sólida fundação emocional
que nos ajuda a construir um forte relacionamento e a saber comunicar com
clareza.
As habilidades da
inteligência emocional irão ajudá-lo a:
§
Construir um relacionamento gratificante e
duradouro
§
A ficar calmo e focado, mesmo em situações
de tensão
§
Entender as suas próprias motivações,
sentimentos e necessidades
§
Reconhecer a diferença entre comunicação
prejudicial e útil. Saber “ler” bem as outras pessoas
§
Refutar argumentações e reparar
sentimentos feridos
§
Encontrar mais diversão e alegria no seu
relacionamento
§
Transformar os conflitos numa oportunidade
para construir a confiança
Se você tiver problemas com qualquer uma
destas habilidades e gostaria de construir fortes relacionamentos e mais
satisfatórios, tenha esperança. A
inteligência emocional não é algo com que nascemos – é aprendido.
Você pode continuar a aprender e desenvolver as competências da inteligência
emocional durante toda a sua vida.
PORQUE
É QUE O ACONSELHAMENTO NO RELACIONAMENTO NEM SEMPRE FUNCIONA?
As emoções são os blocos de construção de cada
relacionamento nas nossas vidas, e o poder dessas emoções não pode
ser negligenciado. As emoções na grande maioria da vezes sobrepõem-se
aos nossos pensamentos e influenciam profundamente o nosso
comportamento, quase sempre sem a nossa consciência. A maioria das
pessoas procuram o aconselhamento no relacionamento para encontrarem
respostas para problemas em que acreditam serem as responsáveis
pelos seus conflitos, sem perceberem que existem questões mais
fundamentais no cerne do problema. Elas estão a tentar curar os sintomas
superficiais de seus relacionamentos disfuncionais, sem examinar as verdadeiras
questões emocionais que estão em lume brando. Mas até que as questões
fundamentais sejam abordadas, os problemas e os conflitos continuarão.
Consideremos os
problemas de relacionamento destas pessoas fictícias:
O António teve experiências de dor física e emocional no
início da sua vida, e está determinada a manter sua família unida. Mas a sua
esposa tem vindo a ameaçá-lo com o divórcio. Num livro, bestseller, António
encontrou a forma de implementar alguns passos para mudar o seu comportamento e
tomou coragem para iniciar uma discussão aberta na sua relação com a sua
esposa. Infelizmente, a maioria das boas intenções a que o António se propôs
perderam-se, dado que a sua comunicação não-verbal (a verdadeira linguagem do
amor) transmitiu apenas as suas necessidades e ignorando as da esposa.
A Juliana chama a atenção para a sua boa aparência e
sentido de humor, mas ela nunca se sente confortável com ela mesma. Ela tem
lido muitos livros sobre o que os homens querem, ela tem muitos encontros, mas
cada vez que ela encontra alguém que ela realmente gosta, a relação dura pouco
tempo. Ela culpa aqueles que a desapontam, mas ela não percebe que a sua
incapacidade de relaxar e mostrar-se interessada são as causas
dos seus problemas de relacionamento.
A Margarida, cuja mãe estava deprimida quando ela era
jovem, tem uma licenciatura em direito numa das mais prestigiadas
faculdades de Direito do país. Ela normalmente, parece e age como alguém
responsável, mas tem um calcanhar de Aquiles. A incapacidade para enfrentar o
conflito tem prejudicado a sua carreira. Apesar da terapia em coaching, e
das suas boas intenções, ela permanece presa e incapaz de avançar.
Em cada um destes exemplos, supostamente o aconselhamento no
relacionamento prova a sua ineficácia. Porquê? Porque a verdadeira fonte dos
problemas na relação, as questões relacionadas com a inteligência emocional,
nunca foram abordadas.
AS
HABILIDADES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O SEU RELACIONAMENTO
A sua inteligência emocional é o conjunto
de habilidades de relacionamento ou habilidades-chave que ajudam a estabelecer
relações fortes e a lidar com problemas de relacionamento. Encontre o seu nível
de habilidade da inteligência emocional, respondendo às questões deste questionário
breve. Responda com: normalmente,
às vezes, ou raramente.
§
Você sente-se ligado quando fala com a
maioria das pessoas? Ou distrai-se facilmente?
§
Você sente-se confortável com as pausas?
Você sente-se à vontade quando ninguém está a falar?
§
Você sente quando alguém se sente
incomodado antes de o expressar?
§
Você julga ou crítica alguns dos seus
sentimentos e emoções?
§
Você presta atenção à sua intuição ao
tomar decisões importantes?
§
Você percebe logo, assim que fica
stressado?
§
Você sabe como se acalmar rapidamente
quando fica stressado?
§
Você ri e brinca com os outros?
§
Você usa o humor para negociar situações
difíceis?
§
Você lida bem com as diferenças e
desacordos?
Responder a grande parte destas questões indica que você está
a ter um bom inicio para melhor aplicar as habilidades de comunicação com
inteligência emocional na sua relação. Se as suas respostas foram
maioritariamente, às vezes ou raramente, você provavelmente necessita de algum
tipo de ajuda para desenvolver algumas habilidades na sua relação.
AS CINCO
HABILIDADES CHAVE
Embora cada relacionamento seja único, existem cinco
habilidades da inteligência emocional, que são de vital importância para a
construção e manutenção de relacionamentos saudáveis.
Habilidade chave
nº1: Habilidade para gerir o stress
O stress diminui a sua capacidade de
sentir, de pensar racionalmente, e de estar emocionalmente disponível para a
outra pessoa, essencialmente, bloqueando a boa comunicação. Isto prejudica a
relação. Ser capaz de regular o stress, permite-lhe manter-se emocionalmente
disponível. O primeiro passo para comunicar com inteligência emocional é
reconhecer quando é que os níveis de stress estão fora de controlo e reverter a
situação, sempre que possível, para um estado de relaxamento e em consciência.
Pondere ler: 6 estratégias para combater o
stress.
Habilidade chave
nº2: Habilidade para reconhecer e gerir as suas emoções
Trocas afetivas reforçam o processo de
comunicação. Estes intercâmbios são desencadeados por emoções básicas,
incluindo a raiva, tristeza, medo, alegria e desgosto. Para comunicar de uma
forma que se envolva com os outros, você tem que ser capaz de aceder às suas
emoções e reconhecer como elas influenciam as suas acções e relacionamentos. No
entanto, as suas emoções podem ser distorcidas, anestesiadas, ou recalcadas,
especialmente se você já experimentou precocemente alguns traumas na sua vida ,
como perda, traição, isolamento ou abuso. Infelizmente, sem consciência
emocional, somos incapazes de compreender as nossas próprias motivações e
necessidades, ou comunicarmos efetivamente com os outros. A fim de ser
emocionalmente saudável e emocionalmente inteligente, você deve trabalhar no
sentido de ligar-se ao âmago das suas emoções. Para um melhor esclarecimento
acerca deste assunto, pondere ler: Aprenda a gerir as suas emoções
e a ter controlo na sua vida.
Habilidade chave
nº3: Habilidade para comunicar de forma não-verbal
As formas mais poderosas de comunicação não contêm palavras,
e acontecem num ritmo muito mais rápido do que o discurso. Utilizar a
comunicação não-verbal é a forma de atrair a atenção dos outros e manter os
relacionamentos no bom caminho. Contato ocular, expressão facial, tom de voz,
postura, gestos, toque, intensidade, tempo, ritmo e sons que transmitem
compreensão ativam o cérebro e influenciam os outros, muito mais do que só as
suas palavras. A nossa maneira de falar, ouvir, olhar e movimentarmo-nos produz
uma sensação de interesse, confiança, emoção e desejo de conexão, ou pelo
contrário, vão gerar medo, confusão, desconfiança e desinteresse. A comunicação
não-verbal não é sobre palavras, mas não se processa necessariamente em
silêncio, o tom de voz ou um suspiro bem colocado pode dizer muita coisa.
A comunicação não-verbal tem muito de linguagem visual. Se um conversador está
de pé rigidamente, a mensagem que ele envia podem ser bastante diferente do que
se ele estiver visivelmente relaxado. Um óbvio olhar rasgado ou um encolher de
ombros subtil, pode querer dizer muito, mesmo sem intenção consciente da
pessoa. Desta forma, a comunicação não-verbal é vital para manter os
relacionamentos forte e saudáveis.
Parte da melhoria da nossa comunicação
não-verbal envolve a atenção para:
§
Contacto ocular
§
Expressão facial
§
Tom de voz
§
Postura
§
Gestos
§
Toque
A comunicação não-verbal é um regulador da qualidade das
relações, consciente ou inconscientemente envia sinais positivos ou negativos
para os outros. Nada revela mais sobre nós para os outros, ou atrai outros para
nós, que a comunicação sem palavras. Por este motivo, devemos esforçarmo-nos
para conseguirmos ser coerentes entre a forma como nos expressamos e as
emoções. que estamos a sentir. Normalmente quando estamos num estado emocional
muito ativo, as nossa expressões falam por nós, são sinceras e revelam aquilo
que estamos a pensar.
Habilidade chave
nº4: Habilidade para usar humor e brincar no seu relacionamento
Ser brincalhão e usar o humor pode ajudá-lo a lidar com
situações problemáticas e embaraçosas. Compartilhar mutuamente experiências
positivas também eleva a moral, pode ajudá-lo a encontrar recursos internos
necessários para lidar com a decepção e desgosto, e dar-lhe a vontade para
manter uma conexão positiva ao seu trabalho e às pessoas significativas da sua
vida.
Utilizar a comunicação lúdica no seu
relacionamentos ajuda-o a:
§
Ultrapassar dificuldades. Ao permitir-nos ver as nossas frustrações e decepções de
novas perspectivas, risos e brincadeiras permitem-nos ultrapassar alguns
aborrecimentos, dificuldades, e contratempos.
§
Ajustar diferenças. Usar o humor suave, muitas vezes ajuda-nos a dizer coisas
que possam ser difíceis sem a criação de um apaziguador.
§
Relaxar e recuperar energia. Brincar e rir, relaxa o corpo e recarrega as nossas
baterias emocionais.
Habilidade chave
nº5: Habilidade para resolver conflitos nas suas relações
A forma como cada um de nós reage às diferenças e
divergências nas relações pessoais e profissionais podem criar distanciamento e
hostilidade irreparável, ou pelo contrário pode promover a construção da
segurança e confiança.
A forma como você reage às diferenças e
divergências nas relações pessoais e profissionais podem criar clivagens
e hostilidade irreparável, ou pode iniciar a construção da segurança e
confiança. A capacidade que cada um de nós tem para gerir os conflitos e
perdoar facilmente é apoiada pela capacidade de gerir o stress, e estar
emocionalmente disponível para se comunicar verbalmente, e de usar bom humor. O
conflito é normalmente o combustível que alimenta a mágoa, injustiça e perda de
respeito. Duas pessoas não podem ter sempre as mesmas necessidades, opiniões e
expectativas e isto não tem que ser necessariamente uma coisa ruim! Quando o
conflito é resolvido de uma forma saudável, transforma-se na pedra fundamental
para a confiança entre as pessoas. Quando o conflito não é percebido
como ameaçador ou punitivo, promove a liberdade, a criatividade, confiança e
segurança nos relacionamentos.
Resolver os
conflitos de uma forma positiva envolve:
§ Estar focado no presente. Quando estamos emocionalmente presentes e sem alimentar
velhas mágoas e ressentimentos, podemos reconhecer a realidade da situação
actual e vê-la como uma nova oportunidade para a resolução de antigos
sentimentos sobre os conflitos anteriores.
§ Escolher os seus argumentos. Considere o que vale a pensa discutir e o que pode ignorar.
Escolha as suas batalhas com sabedoria.
§ Ser capaz de perdoar. Se você continua a sentir-se prejudicado, deverá proteger-se.
Mas se não for o caso, a resolução de conflito, envolve renunciar à vontade de
punir.
§ Colocar um ponto final nos conflitos que não podem ser
resolvidos. São necessárias
duas pessoas para manter um argumento ativo. Se você não consegue encontrar um
ponto comum, abandone o argumento.
Depois de saber como manter-se emocionalmente presente, e
controlar o stress, você pode evitar uma reacção exagerada ou reagir de forma
assertiva em situações emocionalmente tensas. E com a ajuda da comunicação não
verbal e do humor você pode evitar e acabar com muitos problemas antes de se
transformarem em conflito.
COMO MELHORAR A SUA
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Felizmente a inteligência emocional pode
ser ensinada e desenvolvida. Há muita literatura e muitos testes disponíveis
para o ajudar a determinar a sua inteligência emocional atual e
identificar onde é que você pode precisar fazer algumas melhorias.
§
Torne-se consciente de si. Aprenda a reconhecer as suas emoções e seus efeitos, como
você reage ao seu ambiente e como as suas emoções afetam seu comportamento.
Use-as para encontrar maneiras de fazer as melhores decisões e resolver
problemas em áreas onde você se sente vulnerável.
§
Observe como é que você reage
em situações stressantes.
Você fica chateado muito rapidamente? Você culpa os outros e fica zangado? Como
é que você age quando as coisas ficam tensas? Ser capaz de manter a calma e
manter as suas emoções sob controlo em situações difíceis, é importante em casa
e no trabalho.
§
Gerencie as suas emoções. Exercite o controlo dos seus sentimentos e comportamentos.
Lide com as suas emoções de uma forma saudável. Tome a iniciativa, mostre-se
ser digno de confiança por parte do outro e adapte-se à mudança e
circunstâncias.
§
Torne-se socialmente consciente. Gaste algum do seu tempo e observe a maneira como interage
com as outras pessoas. Examine a forma como as suas acções afetam os outros.
Você ouve e pensa sobre aquilo que os outros dizem? Você é uma pessoa de mente
aberta e aceita a opinião dos outros? Aprenda a estar atento às pistas
emocionais que os outros expressam. Aprecie os que as outras pessoas dizem e
porque razão estão a dizer determinada coisa.
A inteligência emocional é uma inteligência que tem a ver com
discernimento e compreensão de informação emocional. Uma compreensão
intelectual da inteligência emocional é muito importante, mas aquilo que é
mesmo necessário para o seu desenvolvimento e aprendizagem,
depende de muita prática sensorial não-verbal.

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