A falta de sono e o hábito de roncar estão relacionados à necessidade de aulas de reforço Crianças que roncam ou têm problemas para dormir estão mais propensas a precisar de reforço escolar. A descoberta foi publicada no periódico Pediatrics e conduzida por um grupo de pesquisadores da Albert Einstein College of Medicine, da Yeshiva University, nos Estados Unidos.
Para chegar a essa conclusão, os
especialistas acompanharam 11 mil crianças inglesas. Problemas respiratórios
durante o sono, como roncar, recusar-se a ir
para a cama, levantar de noite ou ter pesadelos por volta dos cinco anos de
idade estava associado a uma chance maior de a criança precisar de reforço
educacional aos oito anos.
No geral, problemas para dormir foram ligados
a um risco quase 40% maior de necessidade de reforço escolar. Entretanto,
crianças com casos mais graves de problemas respiratórios apresentaram
necessidade 60% maior de reforço educacional. Uma explicação para o resultado
seria a baixa oxigenação do cérebro durante o sono nesse período de
desenvolvimento.
Na semana passada, a American
Academy of Pediatrics emitiu novas
recomendações voltadas a crianças e adolescentes que roncam regularmente,
propondo monitoramento do problema para descobrir um possível diagnóstico de apneia do sono. O problema não só afeta a qualidade do
sono, como ainda aumenta o risco de problemas cardiovasculares, atrasos de
desenvolvimento, além de crescimento abaixo do normal.
Saiba
mais
Desempenho na escola
Além de uma boa noite de sono, outros fatores
podem favorecer o aprendizado infantil. Confira alguns deles:
1. Um estudo feito por
pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que
crianças habituadas a fazer atividades físicas, pelo menos, três vezes por
semana tendem a ser mais inteligentes na adolescência e na vida adulta.
2. Saiu no Archives
of Pediatris & Adolescent Medicine que brincadeiras
entre pai e filho podem ajudar no desenvolvimento da criança, o que influencia
diretamente seu rendimento escolar.
3. Em vez de obrigar seu
filho a fazer a lição de casa, ajude a criança a realizar as tarefas, sempre de
forma amigável. O método traz melhor rendimento escolar, de acordo com um
estudo publicado no periódico Learning
and Individual Differences.
4. O índice de massa
corpórea IMC (Descubra
seu peso ideal) também pode fazer
diferença quando o assunto é educação infantil. Um estudo da American
Psychological Association mostrou que meninos e meninas fisicamente ativos e
com peso dentro do intervalo considerado ideal têm melhor desempenho na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário