sábado, 25 de fevereiro de 2012

Saiba como o amor muda a química do seu corpo



Que o amor deixa homens e mulheres de pernas bambas, coração acelerado e a cabeça no mundo da lua todo mundo sabe. Mas, você sabia que este sentimento também tem o poder de provocar algumas mudanças no corpo. Os pesquisadores apontaram pelo menos seis transformações que tem como causa o amor. Veja quais são estas alterações divulgadas pelo site Health.

Dopamina

Quando o amor acontece, a dopamina que é a química do prazer do cérebro entra em ação e faz com que os casais se sintam eufóricos e com muita energia. Ela pode estar presente tanto no começo do namoro como em relacionamentos de muitos anos.

Ocitocina

Ao contrário da dopamina, a ocitocina é um hormônio que acalma os casais quando estão juntos, promovendo a intimidade. Os abraços, beijos e carícias são os responsáveis por isso. Nas novas mamães, o nível desse hormônio influência na produção de leite após o parto na a ligação com os bebês.

Testosterona

A testosterona é um hormônio natural encontrado em altos níveis nos homens mas que também fazem a diferença nas mulheres. O sexo pode elevar seus níveis de testosterona. Por ter níveis mais altos desse hormônio, os homens têm vestígios dele na saliva e acabam transferindo-o a mulher pelo beijo, aumentando o desejo sexual mútuo.

Frio na barriga

A relação amorosa entre os casais também é repleta de norepinefrina, que é o hormônio responsável pelo estresse. Ele aumenta o ritmo cardíaco e pode fazer com que a pessoa se sinta quente e agitada quando está perto de alguém especial. Ela também pode ser responsável por essa sensação de "friozinho estômago". Consequentemente a pessoa ficará com as mãos suadas, boca seca e palavras desajeitadas.

Ligação de amor

O complexo principal de histocompatibilidade (MHC) é um conjunto de genes que controla a superfície celular de moléculas, que o corpo utiliza para aceitar invasores estranhos. Os nossos corpos exalam níveis de MHC através do suor e odor corporal, bem como a saliva. Há uma grande variedade de tipos de MHC, mas eles tendem a aparecer entre pessoas que estão se relacionando. Quanto mais diferente o MHC for entre as pessoas, mais forte será a atração.

Siga seu nariz

O nariz desempenha um papel importante no relacionamento. Feromônios são mensageiros químicos que desempenham um papel na atração sexual humana. O cheiro é uma parte do amor. Uma vez que você se apaixonar por alguém, seu cheiro pode se tornar algo poderoso.

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-34--35-20120216&tit=saiba+como+o+amor+muda+a+quimica+do+seu+corpo

Nenhum comentário:

Postar um comentário