quarta-feira, 4 de julho de 2012

Anorgasmia: saiba o que é e como tratá-la


Você sabe o que é anorgasmia? É a ausência de orgasmo ou a incapacidade de obtê-lo. Segundo o psicólogo e sexólogo Carlos Boechat, ela pode serprimária, quando a mulher nunca teve orgasmo, ou secundária, quando a mulher teve orgasmo e por um fator emocional ou orgânico deixou de tê-lo.
As causas podem ser físicas ou psicológicas. Dentre as causas físicas estão disfunção hormonal; depressão; medicamentos psicotrópicos; drogas ilícitas; remédios para emagrecer; tumor cerebral ou qualquer outra doença que deprima ou enfraqueça o organismo.
Já as causas psicológicas, segundo Boechat, podem envolver problemas conjugais, parceiro pouco carinhoso, parceiro com ejaculação precoce, homossexualidade oculta, medo de se entregar ao amor, medo de amar, medo de engravidar, sentimento de culpa ou pecado na relação sexual.
O sexólogo orienta a mulher que sofra de anorgasmia a procurar um ginecologista, para fazer exames hormonais e saber se está tudo bem fisicamente. Se estiver tudo em ordem, a orientação é buscar a ajuda de um sexólogo ou psicólogo para tratar as causas emocionais.
Outra dica dada pelo especialista é que toda mulher deve conhecer o seu corpo, e tentar o orgasmo com masturbação e aumentar as fantasias eróticas e sexuais. Segundo ele, o desconhecimento do próprio corpo pode trazer um desconforto em ser tocada, em saber onde e como é bom em seu corpo, além de aumentar a inibição para toques, posições etc. "A vida sexual de qualquer pessoa passa por uma vida sexual prazerosa com ela própria. Masturbação é fazer amor com a pessoa que mais amo", diz ele.
Mas vale ressaltar que nem toda mulher tem orgasmo em toda relação sexual, e que a ausência de orgasmo eventualmente não deve ser encarada como um problema. "O prazer de ser tocada, estimulada, existe mesmo sem o orgasmo e perseguir o orgasmo faz com que ele não apareça. Entregar-se ao prazer que se tem, gostar do que está fazendo é essencial para uma satisfação mais adequada e orgásmica", finaliza ele.


Carlos Boechat Filho, psicólogo formado pela UNICEUB - DF, Mestre em Psicologia Social - UFES, Sexólogo e terapeuta sexual - Universidade Gama Filho RJ, Terapeuta de Família e Casais - FDV - ES, psicólogo clínico desde 1984.
www.carlosboechat.com.br
http://idmed.terra.com.br/vida-sexual-e-fertilidade/anorgasmia-saiba-o-que-e-e-como-trata-la/orientacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário