sábado, 27 de junho de 2009

Baixa Auto-Estima


A auto-estima é um sentimento. Sentimento que o indivíduo tem dele mesmo, com base no que pensa de seu jeito de ser. Inclui como a pessoa avalia suas ações a cada instante. Quando a pessoa diz que esta com boa auto-estima significa que esta satisfeito com os resultados do que é e do que faz. Baixa auto-estima gera ansiedade e depressão. Quer dizer que o sujeito não esta aprovando sua forma de estar no mundo.De certa maneira independente da avaliação dos outros;exceto se, ser reconhecido positivamente por outrem, seja um critério para a pessoa se amar a si mesmo.

A baixa auto-estima a pessoa demonstra através de seu comportamento e expressão corporal que ela tem pouca confiança em si mesma e em suas habilidades.Seu sistema de energia está fraco,o que naturalmente afeta em sua estima.O indivíduo perde a concentração em si mesma e passa a comparar-se com as outras pessoas sentindo-se inferiorizada.Ela fica com o olhar somente no que falta, nunca no que tem.


Causas da Baixa Auto-Estima.


Uma das causas é uma educação baseada somente nos valores externos.

As críticas e comparações em excesso, acabam gerando na criança uma insegurança, levando-a a comparar-se com outros colegas ou até familiares, o que gera nela uma atitude se auto-desvalorização.

O indivíduo torna-se inflexivel diante de si mesmo, o amor próprio adoese e com isto toda a estrutura psicológica desequilibra.

Na adolescência esta fator se acentua, pois o jovem sente-se inseguro para lidar com o meio em que vive e acaba sendo alvo de projeções dos colegas e familiares, começando a se auto-comparar com os amigos e achar que só será aceito se conseguir se padronizar num ideal da sociedade.

A baixa auto-estima atinge tanto o sexo masculino quanto o feminino, pois é um fator interno, de como o indivíduo se percebe no mundo em que vive, e sua crença a respeito de si mesmo acabam se refletindo nas suas atitudes e expressão corporal, ou seja, o mundo nos trata como a gente se trata. A pessoa pode ter tudo na vida e mesmo assim considera-se inferior.


Tratamento para elevar a Baixa Auto-Estima


Geralmente sugere-se um tratamento com psicoterapia para se buscar as causas que levaram o individuo a ter sintomas de baixa-estima.

Todas as escolas da psicologia reconhecem que a consiência é um fator fundamental na realização e transformação pessoal, o que naturalmente reflete na auto-estima. Sabem que o tratamento pode mudar as respostas dos pensamentos e sentimentos, bem como, dos padrões de comportamento, e estas alterações, por sua vez elevan e melhoram a imagem interior do indivíduo.

Existem inúmeras técnicas diferentes em cada escola da psicologia que alcançam os mesmos resultados. O elemento importante é a regularidade, pois sem ela não existem efeitos à longa prazo. As psicoterapias de diversas linhas, constraem confiança e estabelece um vínculo harmonioso entre todos os níveis de consciência. A maioria sugere métodos que podem ser empregados com um certo grau de sucesso, pois a mera convicção de que pode operar a mudança e o crescimento pessoal já é o bastante para dar início ao processo psicoterápico.

Cada uma utilizará de suas técnicas e reflexões para ajudar o paciente a se tornar mais consiente de sua singularidade, da beleza de ser único e importante em seu meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário